O Município: Histórico | Localização | Hospedagem | Gastronomia | Pontos Turísticos | Legislação

O município de Quixaba foi criado pela Lei estadual de nº 10.618, de 01 de outubro de 1991, quando foi desmembrado de Carnaíba.

O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Lagoa da Cruz. Anualmente, no dia 01 de outubro Quixaba comemora a sua emancipação política.

Origem de Quixaba

Quixaba foi fundada na década de 1920, mais precisamente por volta de 1926, a partir de um núcleo familiar tendo como seu fundador Solidônio Pereira de Carvalho. Localizada ás margens do Riacho Canabrava, próximo a alguns pés de quixabeira existentes, seu fundador usou desses, para dar o nome ao então povoado que acabava de fundar. Em 1928, realizou-se a primeira feira com produtos do próprio município. Entre 1929 e 1930, foi construída por Solidônio uma capela, onde foi colocada a imagem de São Sebastião que se tornou o padroeiro da cidade e onde eram celebradas as missas pelo padre João Amâncio. Quando o Padre Maciel chegou em Quixaba em 1945 encontrou uma vila próspera, com sua artística e graciosa capela gótica levantada em honra de São Sebastião. Em 30 de Dezembro de 1953, Quixaba fica sobre a jurisdição de Carnaíba, a qual teve sua emancipação de Flores nesta época. Por volta de 1963, quando quixaba já pertencia a Carnaíba e era governada por sr. Milton Bezerra das chagas, esse trouxe para a vila de Quixaba, um motor movido a gasolina, o qual movia um gerador que produzia energia elétrica. Em 1968 chegou definitivamente a energia elétrica vinda de Paulo Afonso permitindo avanços para Quixaba, e nessa época Quixaba passa da categoria de Vila para Distrito de Carnaíba. Nos anos 80 foi construída a Barragem da Serrinha que ainda hoje abastece a nossa cidade. No dia 29 de Setembro de 1991 é realizado um plebiscito o qual garante a vontade da grande maioria da população dando assim a emancipação política de Quixaba. No dia 01 de Outubro do mesmo ano, a lei Nº10.618 91,foi assinada pelo o Governador do Estado de Pernambuco o Sr. Joaquim Francisco, concedendo a liberdade ao povo quixabense, que deixa de pertencer a Carnaíba, tornando-se um novo município. No dia 03 de Outubro do ano de 1992, o povo quixabense escolhe o seu primeiro prefeito o Sr. Antônio Ramos da Silva (pezão) que governou de 1993 a 1996. O segundo prefeito foi o Sr. José Pereira Nunes (Zé Pretinho) que teve dois mandatos consecutivos governando de 1997 a 2004, realizado um governo próspero para o povo do município. Em 2005 ganha as eleições o Sr.Edmilson Pereira dos Santos, governando de 2005 a 2008. Em 2009 volta a prefeitura de Quixaba o Sr. José Pereira Nunes.

Pça. Antônio Pereira de Carvalho,20 - Cep 56828 - 000 Tel. (87) 3854 - 8267 | Logar no Portal | Webmail